SBAIS em parceria com a AAPC promove prova de proficiência em codificação hospitalar

Teste que foi aplicado em 29 de agosto contou com a participação de analistas de informação em saúde e profissionais da codificação.

 No dia 29 de agosto, domingo, foi realizada em Belo Horizonte a prova beta de Certificação Hospitalar em Codificação (versão Brasil). O teste, cedido pela AAPC em parceria com a Sociedade Brasileira de Analistas de Informação em Saúde (SBAIS), tem como finalidade verificar a qualidade e aplicabilidade da prova de proficiência entre os profissionais de codificação.

Na ocasião, foram contemplados analistas de informação em saúde atuantes na capital mineira e região metropolitana na modalidade “treineiros”. A avaliação foi realizada nas dependências da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (Feluma) no sistema eletrônico de prova de certificação da AAPC, Geniussis. Estiveram presentes 26 profissionais da área de codificação e análise de informações em saúde.   

A prova foi aplicada pela presidente da SBAIS, a médica Paula Daibert, em parceria com a diretora executiva da Sociedade, a enfermeira Camila Silveira. Esta foi a primeira oportunidade para certificação dos analistas de informação em saúde convidados. Os participantes irão receber a Certificação Hospitalar em Codificação – Brasil SBAIS/AAPC válida mediante aprovação. Espera-se em breve a realização da prova para o público de todo o Brasil. 

Imagens: Divulgação/SBAIS.

Certificação em Codificação Hospitalar: oportunidade para codificadores e analistas de informação em saúde se destacarem na carreira.

A SBAIS ressalta que a Certificação em Codificação Hospitalar (versão Brasil) é uma credencial dedicada exclusivamente à codificação hospitalar, isto é, a atividade de obtenção da informação do registro médico para a codificação de condições diagnósticas (CID 10) e procedimentos (Tabela TUSS, SUS).

A prova e o certificado são disponibilizados pela AAPC, maior instituição norte-americana de certificação em codificação assistencial.

As vantagens para o profissional que realiza o exame para obtenção da certificação em codificação hospitalar são:

  • Validação do conhecimento, da experiência e da proficiência do profissional;
  • Reconhecimento e valorização da carreira;
  • Oportunidade de testar os conhecimentos em técnicas de codificação hospitalar;
  • Diferenciação no currículo, já que as organizações de saúde passarão a priorizar profissionais com essa codificação.

Stefane Sena, enfermeira e analista de Gestão da Qualidade, avalia como positiva a sua experiência no exame. “Embora tenha sido uma situação desafiadora, a oportunidade de realizar a prova de certificação da SBAIS com a AAPC surgiu como um presente, contribuindo com mais uma etapa na minha carreira, colocando os conhecimentos adquiridos na faculdade e no dia a dia de trabalho em prática. Considero a minha participação um salto na profissão, pois valoriza diretamente as competências e habilidades do analista de informação em saúde”, afirma.

Para a diretora executiva, Camila Silveira, a participação na prova beta representa reconhecimento na carreira e credibilidade para a atividade. “A certificação de proficiência em codificação hospitalar vai além da titulação. Garante ao profissional o aperfeiçoamento em informação qualificada para a transformação do sistema de saúde, promovendo diagnósticos precisos e contribuindo para a sustentabilidade do setor”, ressalta a profissional de enfermagem. 

A participação na certificação é uma oportunidade para crescimento profissional e um diferencial significativo para o mercado de trabalho dos analistas de informação em saúde, profissão que recebeu, em 2020, o reconhecimento do Ministério da Economia.

Se você tem interesse em participar da prova de proficiência, garanta já a sua matrícula no curso preparatório para Certificação de Proficiência em Codificação Hospitalar. Confira aqui mais informações.

 

Acesse a página da SBAIS no Instagram depoimentos sobre a prova de proficiência.