Conselhos de Enfermagem reafirmam eficácia da Estratégia de Saúde da Família

Programa "Cuida Mais Brasil" ameaça a bem-sucedida Estratégia de Saúde da Família. Leia, na íntegra, nota dos Conselhos de Enfermagem.


Nota Oficial 

O Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem reafirma seu apoio à Estratégia de Saúde da Família (ESF), associada à redução da mortalidade infantil e melhoria dos indicadores de Saúde das populações adstritas. Em um contexto de investimentos reduzidos em Saúde, a alocação de recursos deve ser fundamentada, de modo permitir ampliação da cobertura, eficácia e custo-efetividade.

O Programa Cuida Mais Brasil, apresentado em vídeo do Ministério da Saúde nesta quinta-feira (6), traz diretrizes contrárias à assistência integral e multiprofissional que caracterizam a ESF, compartimentando a assistência. Mudanças desta magnitude deveriam ser submetidas a um amplo debate, com participação de sanitaristas, dos Conselhos de Saúde, Conass, Conasems e entidades representantes dos profissionais e usuários, levando em consideração os dados e evidências científicas disponíveis.

(Continua…)

Fonte: Leia a matéria na íntegra em Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).