Codificação hospitalar: entenda a sua importância e saiba como ingressar na carreira

A codificação hospitalar é a pedra fundamental do trabalho realizado pelo analista de informação em saúde e tem influência direta no movimento de entrega de valor. Continue a leitura para entender a importância da codificação hospitalar e como ingressar na área! 

O que é codificação hospitalar? 

A codificação hospitalar é o ato de transformar os diagnósticos e procedimentos de saúde em códigos alfanuméricos, de acordo com sistemas de classificação nacionais e internacionais, como CID-10, tabela TUSS e tabela SUS.

Todas as informações codificadas são extraídas dos prontuários clínicos pelos analistas de informação em saúde, que ficam responsáveis por garantir a adequação dos códigos aplicados. Dessa forma, esses profissionais traduzem os diagnósticos, os tratamentos realizados e as demais condições clínicas que podem afetar a recuperação dos pacientes, como as comorbidades.

Com essa ação, os analistas de informação em saúde contribuem para a geração de informações qualificadas durante a navegação do paciente por todo o sistema, desde o atendimento clínico até o faturamento de contas.

Qual a importância da codificação hospitalar?

Ao realizar a codificação hospitalar, os analistas de informações em saúde geram informações úteis e relevantes sobre custos e desfechos assistenciais. Com esses dados, é possível mensurar diversos indicadores de performance, como:

  • Tempo médio de permanência hospitalar
  • Condições adquiridas
  • Índice de reincidência
  • Taxa de mortalidade

A partir dessas informações, a gestão hospitalar consegue implementar estratégias clínicas e administrativas mais assertivas e em tempo real, a fim de garantir a qualidade do atendimento, a redução de desperdícios e a segurança do paciente. 

Em suma, a importância da codificação hospitalar é garantir a entrega de valor, visto que as instituições de saúde necessitam de informações qualificadas para aumentar a qualidade assistencial e promover a sustentabilidade do sistema de saúde. 

Como ingressar na carreira?

Como a informação de qualidade é uma das principais responsáveis pela tomada de decisão clínica e administrativa, a área da saúde tem buscado cada vez mais profissionais capacitados para esta função. A seguir, explicamos como ingressar na carreira.

Busque capacitação profissional

Se você tem um diploma de nível superior e deseja trabalhar com codificação hospitalar, é necessário buscar conhecimento técnico e desenvolver habilidades pessoais por meio de capacitação profissional.

A Sociedade Brasileira de Analistas de Informação em Saúde (SBAIS) oferece o Curso Preparatório para Certificação em Codificação Hospitalar, que envolve 11 módulos sobre vários temas, como acesso e uso das informações em saúde, princípios éticos e legais e sistemas de classificação de doenças.

Além de explorar as regras específicas para identificação de códigos, essa é uma oportunidade que qualifica o profissional para a prova de proficiência aplicada em parceria da SBAIS com a AAPC – maior associação norte-americana para treinamento em codificação assistencial e certificação de codificadores em saúde

Com a aprovação no exame, o analista de informação em saúde será reconhecido internacionalmente como um codificador hospitalar certificado. Outras vantagens de realizar a prova são: 

  • Validação de conhecimentos, experiência e proficiência em codificação hospitalar
  • Valorização profissional
  • Diferenciação no currículo

Para saber mais sobre o Curso Preparatório para Certificação em Codificação Hospitalar, acesse o site da Sociedade Brasileira de Analistas de Informações em Saúde!

Associado SBAIS possui 10% de desconto na capacitação. Associe-se já e transforme o rumo da sua profissão!

Créditos da Imagem Destacada

Pressmaster – Freepik.com