Analista de Informação em Saúde: quem é?
O Analista de Informação em Saúde é um profissional de informações de saúde cujas principais funções são analisar declarações clínicas e atribuir códigos padrão utilizando o sistema de categorização.
Os dados produzidos são parte integrante do gerenciamento da informação em saúde e são utilizados por governos locais e nacionais, organizações privadas de saúde e agências internacionais para diversos fins, incluindo pesquisa médica e de serviços de saúde, estudos epidemiológicos, alocação de recursos de saúde, gestão de casos, faturamento médico e educação pública.
Esse profissional desempenha uma função importante dentro do setor de saúde.
À medida que os prestadores de serviços de saúde e operadoras buscam metodologias de análise de desempenho e pagamento como a metodologia DRG, esses profissionais são necessários para inserir informações com precisão. Isso ajuda a fornecer um bom atendimento ao paciente e auxilia a garantir pagamento adequado por serviços médicos. Cabe a estes profissionais garantir que o registro de cada paciente seja preciso e a codificação de doenças e agravos à saúde e procedimentos adequados. Isso pode fazer uma grande diferença, já que erros nesse processo podem levar a problemas, como o pagamento inadequado.
Atualmente, em todo o território nacional existem em torno de 500 profissionais exercendo essa ocupação, com grande expectativa de crescimento.
Os deveres desses profissionais incluem:
- Realizar curso de aperfeiçoamento em codificação ministrado por instituição brasileira oficialmente reconhecida;
- Gerenciar informações detalhadas e codificadas
Ler e analisar registros de pacientes, determinando os códigos corretos para doenças e agravos de saúde e procedimentos;
Manter a confidencialidade do paciente e a segurança da informação
As competências do Analista de Informação em Saúde
É fundamental que o Analista de Informação em Saúde desenvolva competências relacionadas aos seguintes domínios: Prontuário médico e diretrizes de documentação clínica; Terminologia médica, anatomia e fisiopatologia; Sistemas de codificação de saúde brasileiro; Conformidade; Casos clínicos de codificação.
Esse profissional desempenha uma função importante dentro do setor de saúde.