A importância de dados na saúde e como eles contribuem para a informação qualificada

A ciência de dados é fundamental para a compreensão das necessidades do sistema de saúde e das melhores práticas assistenciais. Isso porque a gestão de dados gera informações sobre consumo de recursos e desfechos clínicos, possibilitando a redução de desperdícios e a entrega do melhor tratamento ao paciente. 

Neste artigo, vamos explicar a importância dos dados na saúde e como eles contribuem com a produção de informações necessárias para a gestão hospitalar. Continue a leitura!

O que são dados na saúde?

Os dados na saúde são informações coletadas dos prontuários clínicos para apoiar o gerenciamento e as ações de governança clínica. Esse trabalho está diretamente ligado ao movimento de entrega de valor pelo sistema de saúde, que necessita de informações qualificadas para impulsionar as instituições de saúde a novos patamares de desempenho.

Qual a importância dos dados na saúde?

Com o avanço das novas tecnologias, as instituições de saúde têm utilizado ferramentas de análise de dados para realizar uma gestão hospitalar mais eficiente. Afinal, um painel de analytics em saúde contribui para a tomada de decisão clínica e administrativa.

Tudo começa com o trabalho do analista de informação em saúde, que coleta os dados dos pacientes e faz a codificação de diagnósticos e procedimentos. Após a captação e análise de dados, é possível identificar os focos de desperdício e as oportunidades de melhoria nos processos assistenciais.

Alguns resultados positivos que esses dados proporcionam às instituições de saúde são:

  • Uso eficiente do leito hospitalar
  • Redução de condições adquiridas
  • Redução de readmissões não planejadas
  • Redução de reinternações sensíveis aos cuidados da atenção primária

Com informações qualificadas sobre custos e desfechos assistenciais, a gestão hospitalar tem insumos para alcançar o grande propósito da entrega de valor: oferecer os resultados que importam para o paciente pelo menor custo, sem desperdiçar nenhum recurso

Em síntese, os dados na saúde trabalham a favor da indústria para a geração de melhores e maiores resultados. Nesse contexto, o analista de informação em saúde desempenha uma função de extrema importância, visto que esse profissional tem as habilidades necessárias para entregar informação relevante para o ecossistema.

Como os dados na saúde geram informações qualificadas?

Uma vez que os dados coletados pelos analistas de informação em saúde são codificados em sistemas inteligentes, a tecnologia consegue interrelacionar eletronicamente esses dados para fornecer uma visão sistêmica dos processos assistenciais. Em outras palavras, a gestão de dados possibilita a constatação de falhas nas instituições de saúde e a identificação dos gaps existentes no sistema como um todo. 

Quais as vantagens da análise de dados na saúde?

1. Monitoramento em tempo real

A gestão de dados na saúde permite que a gestão hospitalar saiba o momento exato para executar cada ação, a fim de proporcionar tratamentos mais adequados e desfechos clínicos mais favoráveis.

2. Transparência nas informações

Como mencionamos, a gestão de dados possibilita a identificação de desperdícios e oportunidades de melhoria. Dessa forma, os gestores conseguem direcionar melhor cada ação e avaliar os recursos necessários para implementá-las.

3. Centralidade no paciente

Ao focar nas necessidades reais do paciente, as instituições de saúde conseguem aumentar a qualidade assistencial, melhorar a experiência de atendimento e reduzir os desperdícios.

Se você tem interesse em contribuir com a geração de dados na saúde, conheça o Curso Preparatório para Certificação em Codificação Hospitalar, realizado pela Sociedade Brasileira de Analistas de Informações em Saúde (SBAIS)!

Créditos da Imagem Destacada

User4894991 – Freepik.com